Responsabilidade é inegociável

Políticas

Nos preocupamos com nossos colaboradores e sua qualidade de vida. Atuamos com o mais elevado padrão de governança corporativa e garantimos a segurança da informação.

 

 Política de Sustentabilidade

A LIQ, pautada pela ética, transparência e inovação, compromete-se com a construção de relacionamentos sustentáveis, considerando os impactos sociais, ambientais e econômicos dos seus negócios.

A LIQ acredita e valoriza a capacidade de inovar e transformar, a partir da qualidade dos serviços que oferecemos e das relações que estabelecemos com os nossos públicos de interesse, como colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros, acionistas e comunidade.Pautados nesta crença, acreditamos que a perenidade de nossos negócios requer a implementação de uma Estratégia de Sustentabilidade e um Sistema de Gestão Ambiental com escopo ampliado para a cadeia de fornecedores e parceiros. Estes, por sua relevância estratégica, estarão sujeitos aos princípios e diretrizes desta Política.

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 Política de Agentes de Compliance

A LIQ conta com um Programa de Compliance cujos principais objetivos são garantir que a Companhia mantenha um meio ambiente de trabalho regular e saudável e assegurar a prática de negócios com integridade, comprometimento e responsabilidade.

A área de Compliance é responsável por gerir o Programa de Compliance da LIQ, garantindo que os seus objetivos sejam sempre atingidos de maneira lícita.

Para propiciar à LIQ o sucesso desses objetivos, a área de Compliance conta com o apoio de colaboradores de outras áreas, intitulados “Agentes de Compliance”.

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 Política de Anticorrupção e Integridade

A LIQ está comprometida com a promoção da conduta ética e em conformidade com o ordenamento jurídico vigente, bem como com os princípios e valores assumidos em seu Programa de Compliance e no Código de Ética e Conduta.

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 Política de Defesa da Concorrência

Participação em acordos com concorrentes não é a única conduta apta a iniciar investigaçãopelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (“CADE”). Outras práticas anticoncorrenciais, a exemplo da troca de informações sensíveis, também tem estado cada vez mais na mira das autoridades antitruste, portanto, todo o cuidado é pouco nos contatos mantidos com funcionários de empresas concorrentes.

Por esta razão, não são recomendados contatos de natureza comercial com funcionários de empresas concorrentes, exceto encontros em Sindicatos e Associações de Classe ou projetos formais de cooperação entre as empresas, desde que respeitados os termos e condições estabelecidos na Política.

Esta Política não tem a intenção de cobrir todas as situações que envolvem interação com Concorrentes nem mesmo esgotar todas as questões sobre o assunto. Portanto, em caso de dúvidas, os colaboradores devem sempre contatar a área de Compliance ou o Canal Direto.

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 Política de Doação e Patrocínio

A LIQ poderá apoiar a comunidade em que atua mediante projetos sociais e educacionais e ações socioculturais que atendam aos compromissos desta Política. Esse apoio poderá ocorrer através de doações ou patrocínios, financeiros ou não, sempre em estrito cumprimento às leis e regulamentação aplicáveis.

Doações e patrocínios jamais devem ser realizados com a intenção de influenciar ou obter qualquer vantagem indevida para a LIQ, seja direta ou indiretamente.

A LIQ atuará prioritariamente por meio de parcerias, contribuindo para o desenvolvimento das organizações sociais e para a viabilidade dos projetos, complementando e fortalecendo as políticas públicas de caráter social.

Os recursos para o investimento social serão predominantemente decorrentes de renúncias fiscais dos governos municipais, estaduais e/ou federais.

Para a realização de doações ou patrocínios, será obrigatório informar para a área de Compliance, por e-mail, o detalhamento acerca do objeto, entidade beneficiada, valor e objetivos da doação ou patrocínio. O processo somente poderá seguir com a aprovação formal de Compliance e da diretoria envolvida.

Além disso, todas as doações e patrocínios deverão ser lançados e contabilizados de maneira precisa e transparente pela LIQ e registrados com toda a documentação que os fundamentem.

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 Política de Brindes, Presentes e Hospitalidades

O oferecimento de brindes, presentes e hospitalidades com o objetivo de iniciar ou estreitar relações comerciais é uma prática relativamente comum no mundo corporativo. A LIQ admite tal prática desde que tenha um propósito comercial legítimo e lícito, feita dentro dos limites da razoabilidade, e não objetive influenciar decisão ou esteja atrelada a qualquer tipo de retribuição ou contraprestação, tais como favores, favorecimentos, privilégios, benefícios, vantagens comerciais etc.

Brindes, presentes e hospitalidades somente poderão ser oferecidos e recebidos em estrito cumprimento às leis e regulamentos aplicáveis, sempre considerando a proporcionalidade e a razoabilidade da medida diante do caso concreto.

As regras para o oferecimento e recebimento de brindes, presentes e hospitalidades se aplicam tanto a situações em que são realizados diretamente pelos colaboradores quanto de forma indireta, por meio de Terceiros.

Todas as despesas relacionadas a brindes, presentes e hospitalidades deverão ser registradas de forma precisa, verdadeira e transparente nos registros da LIQ.

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 Política de Relacionamento com Poder Público

De forma geral, interações com Agentes Públicos podem gerar situações propensas à ocorrência de corrupção e outros atos ilícitos contra a Administração Pública. Por essa razão, todos os colaboradores da LIQ devem agir em estrita conformidade com a legislação vigente, bem como com os procedimentos, políticas e instruções da organização.

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 Política de Responsabilidade Social

A LIQ é comprometida com o desenvolvimento e concretização de sua atuação em responsabilidade social, perante seus colaboradores, fornecedores, clientes, sociedade e demais públicos de relacionamento.

Reconhecendo os possíveis impactos de suas ações e o seu potencial de contribuição para um desenvolvimento sustentável, a LIQ pretende fortalecer seu negócio, inserindo-se de forma cidadã nas comunidades onde atua para, consequentemente, construir uma reputação positiva em cidadania empresarial.

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 Política de Relacionamento com Terceiros

O relacionamento da LIQ com terceiros representa, dentre outros, potenciais riscos de fraude, suborno e corrupção, tendo em vista que o não cumprimento das leis e regulamentações por parte dos terceiros poderá trazer implicações jurídicas e potenciais danos à reputação da LIQ.

Na hipótese de o terceiro, agindo em nosso suposto interesse ou benefício, oferecer, prometer ou dar vantagem indevida a Agente Público, a LIQ poderá ser responsabilizada pelas sanções previstas na legislação anticorrupção brasileira (Lei nº 12.846/2013). Assim, é imprescindível que as atividades desempenhadas pelo terceiro estejam em estrita conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis e com o Código de Ética e Conduta da LIQ.

É extremamente importante estabelecer regras claras, técnicas e objetivas para contratação de terceiros, a fim de selecionar terceiros que sigam as boas práticas de mercado e ajam de acordo com os valores e princípios da LIQ, cujos relacionamentos comerciais são baseados na ética, na conformidade e na transparência.

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 Política de Gestão de Risco

Esta Política estabelece diretrizes para o desenvolvimento, disseminação e implementação de metodologias de gerenciamento de riscos institucionais, visando apoiar a melhoria contínua de processos de trabalho, projetos e a alocação e utilização eficaz dos recursos disponíveis, além de conduzir e alinhar o apetite à tomada de risco no processo decisório para o cumprimento dos objetivos da Companhia.

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