Nos preocupamos com nossos colaboradores e sua qualidade de vida. Atuamos com o mais elevado padrão de governança corporativa e garantimos a segurança da informação.
A Liq, pautada pela ética, transparência e inovação, compromete-se com a construção de relacionamentos sustentáveis, considerando os impactos sociais, ambientais e econômicos dos seus negócios.
A Liq acredita e valoriza a capacidade de inovar e transformar, a partir da qualidade dos serviços que oferecemos e das relações que estabelecemos com os nossos públicos de interesse como colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros, acionistas e comunidade. Pautados nesta crença, acreditamos que a perenidade de nossos negócios requer a implementação de uma Estratégia de Sustentabilidade e um Sistema de Gestão Ambiental com escopo ampliado para a cadeia de fornecedores e parceiros. Estes, por sua relevância estratégica estarão sujeitos aos princípios e diretrizes desta Política.
SAIBA MAISA Liq e suas controladas contam com um Programa de Compliance cujos principais objetivos são garantir que a Companhia mantenha um meio ambiente de trabalho regular e saudável e assegurar a prática de negócios com integridade, comprometimento e responsabilidade.
A área de Compliance é responsável por gerir o Programa de Compliance da Liq e suas controladas, garantindo à Companhia que os seus objetivos sejam sempre atingidos de maneira lícita.
Para propiciar à Liq e suas controladas o sucesso desses objetivos, a área de Compliance conta com o apoio de colaboradores de outras áreas, intitulados “Agentes de Compliance”, que independentemente de área e atividade para as quais tenha sido contratado, deverão destinar parte de sua jornada à execução de atividades específicas voltadas a garantir a eficácia do Programa de Compliance da Liq e suas controladas.
SAIBA MAISA Liq está comprometida com a promoção da conduta ética e em conformidade com o ordenamento jurídico vigente, bem como com os princípios e valores assumidos em seu Programa de Compliance e no Código de Conduta Ética
SAIBA MAISParticipação em acordos com concorrentes não é a única conduta apta a iniciar investigação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (“CADE”). Outras práticas anticoncorrenciais, a exemplo da troca de informações sensíveis também tem estado cada vez mais na mira das autoridades antitruste, portanto, todo o cuidado é pouco nos contatos mantidos com funcionários de empresas concorrentes.
Nesse sentido, mesmo discussões aparentemente lícitas entre concorrentes podem oferecer risco, principalmente devido ao risco de haver troca de informações relativas a preços, descontos, capacidade produtiva, custos de produção, custos de pesquisa e desenvolvimento, volumes, investimentos, clientes, entre outros.
Por esta razão, não são recomendados contatos de natureza comercial com funcionários de empresas concorrentes, exceto encontros em Sindicatos e Associações de classe ou projetos formais de cooperação entre as empresas, desde que respeitados os termos e condições abaixo propostos.
Essa política não tem a intenção de cobrir todas as situações que envolvem interação com Concorrentes nem mesmo esgotar todas as questões sobre o assunto. Portanto, em caso de dúvidas os colaboradores devem sempre contatar a Ouvidoria conforme orientação sobre o canal de comunicação ao final desta política.
SAIBA MAISA Liq e suas controladas poderão apoiar a comunidade em que atua mediante projetos sociais e educacionais e ações socioculturais, que atendam aos compromissos desta Política. Esse apoio poderá ocorrer através de doações ou patrocínios, financeiros ou não, sempre em estrito cumprimento às leis e regulamentação aplicáveis.
Doações e patrocínios jamais devem ser realizados com a intenção de influenciar ou obter qualquer vantagem indevida para a Liq e suas controladas, incluindo suas controladas, seja direta ou indiretamente.
A Liq e suas controladas atuarão prioritariamente por meio de parcerias, contribuindo para o desenvolvimento das organizações sociais e para a viabilidade dos projetos, complementando e fortalecendo as políticas públicas de caráter social.
Os recursos para o investimento social serão predominantemente decorrentes de renúncias fiscais dos governos municipais, estaduais e/ou federais.
Para a realização de doações ou patrocínios, será obrigatório o preenchimento do formulário de doação/patrocínio, com a finalidade de realizar uma avaliação detalhada acerca de seu objeto e da entidade beneficiada. Após o preenchimento do formulário, as doações e patrocínios deverão ser obrigatoriamente aprovados pela área de Compliance e pela respectiva Diretoria.
Além disso, todas as doações e patrocínios deverão ser lançados e contabilizados de maneira precisa e transparente pela Liq e suas controladas, assim como deverão ser devidamente registrados com toda documentação que os fundamentem.
SAIBA MAISO oferecimento de brindes, presentes e hospitalidades com o objetivo de iniciar ou estreitar relações comerciais é uma prática relativamente comum no mundo corporativo. A Liq e suas controladas admitem tal prática desde que tenha um propósito comercial legítimo e lícito, feita dentro dos limites da razoabilidade, e desde que não objetive influenciar decisão ou esteja atrelada a qualquer tipo de retribuição ou contraprestação, tais como favores, favorecimentos, privilégios, benefícios, vantagens comerciais etc.
Brindes, presentes e hospitalidades somente poderão ser oferecidos e recebidos em estrito cumprimento às leis e regulamentos aplicáveis, sempre considerando a proporcionalidade e a razoabilidade da medida diante do caso concreto.
As regras para o oferecimento e recebimento de brindes, presentes e hospitalidades se aplicam tanto a situações em que são realizados diretamente pelos colaboradores quanto de forma indireta por meio de Terceiros.
Todas as despesas relacionadas a brindes, presentes e hospitalidades deverão ser registradas de forma precisa, verdadeira e transparente nos livros e registros da Liq e suas controladas.
SAIBA MAISDe forma geral, interações com Agentes Públicos podem gerar situações propensas à ocorrência de corrupção e outros atos ilícitos contra a Administração Pública. Por essa razão, todos os colaboradores da LIQ E DE SUAS CONTROLADAS devem agir em estrita conformidade com a legislação vigente, bem como com os procedimentos, políticas e instruções da organização.
SAIBA MAISA Liq e suas controladas são comprometidas com o desenvolvimento e concretização de sua atuação em responsabilidade social, perante seus colaboradores, seus fornecedores, seus clientes, a sociedade e demais públicos de relacionamento.
Reconhecendo os possíveis impactos de suas ações e o seu potencial de contribuição para um desenvolvimento sustentável, a Liq e suas controladas pretende fortalecer seu negócio, inserindo-se de forma cidadã nas comunidades onde atua para, consequentemente, construir uma reputação positiva em cidadania empresarial.
SAIBA MAISO relacionamento da LIQ e de suas controladas com terceiros representa, dentre outros, potenciais riscos de fraude, suborno e corrupção, tendo em vista que o não cumprimento das leis e regulamentações por parte dos terceiros poderá trazer implicações jurídicas à LIQ e de suas controladas, além de gerar possíveis danos à reputação.
Na hipótese de o terceiro, agindo em nosso interesse ou benefício, oferecer, prometer ou dar vantagem indevida a Agente Público, a LIQ e de suas controladas poderão ser responsabilizadas pelas sanções previstas na legislação anticorrupção brasileira (Lei nº 12.846/2013). Assim, é imprescindível que as atividades desempenhadas pelo terceiro estejam em estrita conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis e com o Código de Conduta e Ética da LIQ e de suas controladas.
No relacionamento com Terceiros poderá estar presente também o risco reputacional, tendo em vista que em muitos casos a imagem da LIQ e de suas controladas poderão estar associadas aos terceiros. Assim, eventuais irregularidades praticadas pelos terceiros durante a realização do objeto da contratação poderão impactar a reputação da LIQ e de suas controladas, por exemplo, na hipótese de o terceiro utilizar mão de obra infantil ou em condições análogas a escravo.
Por esse motivo, é extremamente importante estabelecer regras claras, técnicas e objetivas para contratação de terceiros, a fim de selecionar terceiros que sigam as boas práticas de mercado e ajam de acordo com os valores e princípios da LIQ e de suas controladas, cujos relacionamentos comerciais são baseados na ética, na conformidade e na transparência.
SAIBA MAIS